Jornal do Commercio
denúncia

MPF denuncia Joesley e outras cinco pessoas por corrupção

Ambos são acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, violação de sigilo funcional e embaraço à investigação no episódio de suposta compra do procurador da República

Publicado em 16/05/2018, às 07h41

A acusação contra Joesley (foto) e Francisco rompeu a imunidade adquirida no ano passado / Foto: Estadão Conteúdo
A acusação contra Joesley (foto) e Francisco rompeu a imunidade adquirida no ano passado
Foto: Estadão Conteúdo
JC Online

Os executivos e delatores da J&F, holding que controla a JBS, Joesley Batista e Francisco de Assis foram denunciados na manhã desta quarta-feira (16) pelo Ministério Público Federal (MPF). Segundo informações divulgados pelo jornal O Globo, ambos são acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, violação de sigilo funcional e embaraço à investigação no episódio de suposta compra do procurador da República, Ângelo Gourlart, suspeito de ter recebido ajuda de custo da J&F para vazar informações internas da Procuradoria da República do Distrito Federal para investigados.

A acusação contra Joesley e Francisco rompeu a imunidade adquirida no ano passado. Uma vez que, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot concordou com um acordo onde os delatores não seriam punidos em troca das delações efetuadas. 

O MPF ainda denunciou à Justiça o atual presidente da OAB do Distrito Federal, Juliano da Costa Couto, pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, e mais duas pessoas: Willer Tomaz por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional e André Gustavo por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional.

Rompimento

Antes de deixar o cargo de procurador, Janot recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o rompimento de acordo de delação desses executivos da J&F sob a alegação de eles terem omitido informações da colaboração. A decisão estão nas mãos do ministro Edson Fachin, relator do caso no STF. Contudo, achin ainda decidiu sobre o rompimento do acordo.



Em nota, a defesa de Joesley Batista disse afirmar que recebe a notícia da denúncia com estranheza, apesar de não ter tido acesso à acusação.

"Se confirmado o oferecimento de acusação usando fato denunciado pelo colaborador contra o próprio colaborador, verifica-se grave desrespeito à lei e às cláusulas do acordo de colaboração, firmado entre a PGR e Joesley Batista, que preveem a não denúncia", afirmou.

"Há menção expressa pela Procuradora-Geral da República de que, enquanto o STF não se manifestar sobre a rescisão do acordo, a denúncia não pode ser recebida contra o colaborador. Então é um contrassenso os procuradores da República oferecerem essa denúncia neste momento. Só há uma explicação: ou desconhecem que o acordo não está rescindido ou desconhecem a manifestação da PGR", completou.


Palavras-chave

Recomendados para você


Comentários

Por Lopes,16/05/2018

Lyra, aparentemente vão deixar o ex-procurado Marcelo Miller de fora. Caso contrário, fatalmente chegariam em Janot e Fachin.

Por LYRA,16/05/2018

Estou sentindo a falta do personagem que orientou o BANDIDO Joesley Batista a fazer tratativas para a compra juízes, procuradores e testemunhas, além de embaraçar as investigações da LAVA JATO, em plena madrugada, em sua casa oficial mas de propriedade do povo brasileiro, sabem de quem estou falando? Há todos acertaram em cheio, é do Temer, nota dez para todos os leitores.



Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus
O JC preparou um hotsite especial em homenagem ao ator e diretor Jose Pimentel, o eterno Jesus Cristo do teatro pernambucano
Nordeste Renovável Nordeste Renovável
Com a força dos ventos e a incidência solar, o Nordeste desponta como oásis. Não só para o turismo, nem apenas no Litoral. Na geração de energia sustentável está a nova fonte de riqueza da Região, principalmente no interior
Vidas Compartilhadas Vidas Compartilhadas
O JC apresenta o mundo da doação e dos transplantes de órgãos pelas vozes de pessoas que ensinam, mesmo diante das adversidades, a recomeçar a vida quantas vezes for preciso.

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM